As confrarias
Significado de confrade
Participante de uma confraria; companheiro, colega, camarada, sócio. Cada um dos membros de uma sociedade religiosa, literária etc.: os acadêmicos elegem os confrades. Cada um dos que exercem a mesma profissão liberal: os médicos, os advogados são confrades entre si.
A palavra Confraria vem da junção dos termos em latim "com", que quer dizer “junto”, mais “frater”, que quer dizer “irmão”. Por fim, o termo pode ser definido como Irmandade, uma associação de pessoas ligadas por um interesse ou característica comum,podendo, inclusive, ser uma associação de indivíduos que exercem a mesma profissão.
No âmbito da alquimia, as confrarias são associações laicas fundamentadas em princípios místicos e filosóficos que, geralmente, realizavam obras de caridade e formavam uma espécie de rede de apoio aos irmãos associados.
Os mosteiros foram às primeiras associações com fins religiosos separados da igreja, visto que os monges possuíam suas próprias práticas e maneiras de culto. Tais associações precederam as conhecidas Ordens Mendicantes, que surgiram na Itália por volta do século XIII, sendo mais conhecidas as de franciscanos e de dominicanos. Essas ordens trouxeram a pobreza como uma prioridade não só para os frades, mas também para os conventos, pregando contra o pecado da avareza, característico da sociedade gananciosa em que viviam. Junto com a mendicância, a atividade pastoral e a ação missionária foram introduzidas ao modo de vida religiosa. Além disso, é a partir dessas ordens que surgem as confrarias, sendo divididas em ordens terceiras e irmandades. Tais organizações tornam-se muito presentes na Europa, especialmente em Portugal, onde foi fundada a primeira misericórdia, seguida de muitas outras associações. Os alquimistas se organizavam como confrarias para realizarem estudos e instruções de seus aprendizes e discípulos.
Uma confraria será formada até 12 aprendizes discípulos, por um Mestre dos magos e superiores, para dar as primeiras instruções até que seu discípulo ou aprendiz possa chegar ao grau 3 da ordem, pois o grau IV e acima serão ministrados por um mestre de mestres e acompanhados pelo membros da diretoria gestora. Ou seja, até o grau III é função do Mestre dos magos. E os graus IV e V do Mestre dos Saberes e o grau VII do Grão Mestre. Todos pertencem à confraria que poderá receber um nome e um numero de ordem.
Comments